Notícias

Projetos premiados no México

By 11 de março de 2013 Sem comentários

A delegação brasileira foi premiada no “Proyecto Multimedia”, um concurso latino-americano dirigido a trabalhos das áreas de computação e robótica.

O projeto “Sistema para Auxílio na Regulação da Assistência à Saúde (SARAS), desenvolvido pelo aluno Felipe Cezimbra Rubo, com orientação do professor André Lawisch, conquistou medalha de prata (segundo lugar na área de desenvolvimento de software). O projeto “Dispositivo para Apoio de Braços (DAB II)”, da estudante Sabrina Joana Hansen, com orientação do professor Fábio Ricardo de Oliveira de Souza, ganhou medalha de ouro (primeiro lugar na área de robótica e protótipos). O projeto DAB II recebeu, ainda, credencial para a feira Infomatix Romênia 2014.

O Projeto Multimídia contou com 280 trabalhos, sendo 120 competindo na área de robótica e 160 trabalhos na feira de ciências. Parabéns!

Sobre os projetos
O projeto “Sistema para Auxílio na Regulação da Assistência à Saúde (SARAS) consiste no desenvolvimento de um sistema que auxilia as atividades regulatórias de leitos de Unidades de Tratamentos Intensivos (UTIs) no Rio Grande do Sul. A Central Estadual de Leitos trabalha com a demanda assistencial de leitos de UTI em todo o estado sendo que, atualmente, o controle é realizado através de contatos telefônicos (em média são feitos três contatos por dia). O projeto SARAS propõe um sistema em etapas: dispositivo inserido nas rotinas de internação hospitalar para detectar ocupação de leitos, atualização remota do banco de dados na internet, visualização do mapa de leitos pelos profissionais da central de regulação através de um site. Dessa forma, a informação é disponibilizada no momento em que é gerada, permitindo assim a atualização do mapa de leitos em tempo real e promovendo a melhoria na gestão dos recursos utilizados.

O projeto “Dispositivo para Apoio de Braços II” tem como objetivo auxiliar pessoas que trabalham em frente ao computador por um longo período, evitando possíveis desconfortos causados pela falta de apoio nos braços. Foi desenvolvido um sistema móvel para apoio de braços que acompanhasse os movimentos feitos pelo usuário. Possui regulagem de altura para adaptar-se às diferentes necessidades de cada usuário.

Os projetos participam do encontro através do Prêmio Carlos Armando Koch, oferecido pela Prefeitura de Novo Hamburgo durante a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2012). Os estudantes são da Fundação escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Na foto: Sabrina e Felipe com suas respectivas medalhas.

Compartilhe este post: