Dois projetos ganhadores do Prêmio CREA-RS de Inovação Tecnológica, oferecidos durante a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2012), estão na Feira Brasileira de Ciência e engenharia (Febrace), que acontece de 12 a 16 de março, na UPS, em São Paulo.
O projeto “Monitoramento das áreas de risco de deslizamento (MARD)”, dos alunos Gabriel Henrique Magri e Jaqueline Isabel Prass, da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Taquara/RS), com orientação do professor William Henrique Boff, consiste num equipamento eletrônico de prevenção de risco de deslizamento de terra com antecedência, com base na teoria da condutividade elétrica do solo. Para isso são instalados sensores que aplicam uma tensão elétrica na terra e a variação dela conforme o acumulo de água é captado por um circuito eletrônico, esse circuito envia os dados para um computador por meio de uma comunicação sem fio.
Já o projeto “Incorporação de resíduos industriais na produção de artefatos cerâmicos”, dos estudantes Fernanda Tomé e Kianne Nicoletti, do Colégio Mutirão (São Marcos/RS), orientado pelo professora Andréia Michelon Gobbi, tem por objetivo desenvolver tijolos a partir do resíduo do pó de polimento, com a intenção de torná-los mais resistentes e evitar danos ambientais causados pelos resíduos industriais. Após o processo de produção das amostras, os alunos submeteram os protótipos a testes de resistência mecânica e compressão. As amostras ficaram mais resistentes do que o tijolo comum.
Foto: Alunas Fernanda Tomé e Kianne Nicoletti, com representante do CREA-RS, engenheiro civil Daniel Weindorfer, durante premiação da Mostratec 2012.