A Fundação Liberato participou da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que aconteceu de 17 a 19 de março, com sete projetos. O evento aconteceu no campus da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.
O projeto “Dispositivo para proteção de equipamentos eletrodomésticos”, das alunas Solange Vanessa Sauter e Ariane da Silva Silveira, com orientação de José Eduardo Marques da Silva, conquistou o terceiro lugar na área de Ciências da Saúde. Parabéns!
Resumo do projeto
A segurança é fundamental para garantir saúde e qualidade de vida à sociedade. Mas os equipamentos eletrodomésticos existentes não suprem essa necessidade, apesar de terem um termostato, não se desligam sozinhos. Assim, as alunas elaboraram um Dispositivo para Proteção de Equipamentos Eletrodomésticos (D.I.P.E.E), para suprirmos a falta de segurança inexistente nos eletrodomésticos atuais, com a finalidade de proporcionar proteção contra acidentes domésticos e danos físicos e patrimoniais, provocados pela desatenção do usuário.
As alunas realizaram análises de circuitos eletrônicos de sensor de toque, sensor de proximidade e temporizador, executaram os testes de laboratório destes circuitos em protoboard e analisaram os circuitos e seus funcionamentos, fizeram levantamento de dados sobre índices de acidentes ocasionados por equipamentos eletrodomésticos e a capacidade de segurança destes sensores.
Conseguiram obter o conhecimento necessário para construirem o protótipo, que conseguiu atender a proposta, confirmando que o dispositivo pode suprir a falta de segurança para os usuários desses equipamentos.