Notícias

Projeto da Liberato classificado para Feira dos Estados Unidos

By 19 de março de 2012 Sem comentários

O projeto “Revo Foot II – Prótese ortopédica de baixo custo para amputados de membro inferior produzida com materiais recicláveis”, dos estudantes Eduardo Trierweiler Boff e Lucas Strasburg Ferreira, com orientação de Ramon Fernando Hans, é um dos trabalhos classificados para participar da Intel ISEF, que acontece em maio, em Pittsburg (Pensilvânia), nos EUA.

O credenciamento foi conquistado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que encerrou neste sábado (17), na Universidade de São Paulo (USP). Eduardo e Lucas já participaram da ISEF, em 2010, classificados pela Mostratec. Na época, eles ficaram com o 2º lugar na área de Engenharia dos Materiais e Bioengenharia.

Veja os prêmios recebidos pelo projeto:
Prêmio ASM – American Society for Materials
Prêmio Fundação Estudar
Prêmio de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo
Prêmio de Inovação da USP
1° lugar na área de Engenharia em Grupo
Credenciamento para a Intel ISEF 2012, em Pittsburg (EUA)

Parabéns!

Resumo do projeto:
Em 2009, o Ministério da Saúde declarou que cerca de um milhão de brasileiros aguardavam o recebimento de próteses ortopédicas pelo Sistema Único de Saúde. A dificuldade em obter essas próteses se agrava devido ao alto custo e a materiais utilizados na fabricação das mesmas. Com isso, muitos pacientes usam próteses mais baratas, de baixa qualidade, tendo reduzida a sua qualidade de vida, já que não possuem acesso a dispositivos mais avançados.

Tendo em vista o impacto causado pela não-utilização de próteses ortopédicas, a presente pesquisa propõe o desenvolvimento de uma prótese que apresente a mesma qualidade das que são importadas a um custo inferior. O REVO FOOT foi projetado em tereftalato de etileno (PET), um material alternativo e de baixo custo. Depois de produzida, a prótese foi analisada conforme testes estabelecidos pela ISO 10328, que regulamenta os procedimentos de ensaio para certificação de próteses ortopédicas. Além disso, a prótese foi testada “in vivo”.

Os resultados obtidos mostraram que o REVO FOOT apresenta maior absorção de impactos e resistência do que as próteses feitas de fibra de carbono, mudando o módulo de elasticidade do material durante a marcha humana e fazendo uma conversão de tensões, além de se ter estimada a sua durabilidade pelo método de Goodman. O custo para a produção do REVO FOOT é de aproximadamente R$140,00. Desta forma, esse produto inovador torna-se acessível a grande parte dos pacientes do SUS, podendo impactar de forma positiva a vida de amputados, melhorando sua autoestima, promovendo independência e reintegração social.

Compartilhe este post: