As alunas da Fundação Liberato, Daniela Goetze e Caroline Salvati (foto), foram premiadas com Menção Honrosa – categoria meio ambiente – na I-SWEEEP 2011 – International Sustainable World (Energy, Engineering & Environment) Project Olympiad. Além desse destaque, elas também ganharam o “Special Award Texas Instruments” (equipamentos da Texas Inc.).
O evento, que encerrou no domingo, 08 de maio, contou com a participação de jovens pesquisadores de 70 países. A cerimônia de premiação destacou os primeiros colocados de cada uma das três categortias: energia, engenharia e meio ambiente. A solenidade reuniu, aproximadamente, mil pessoas no centro de convenções George R. Brown, na cidade de Houston, Texas (EUA).
Outros dois projetos brasileiros também receberam Menção Honrosa: um de Alagoas e um do Ceará. O projeto apresentado pelas alunas da Liberato foi o “BIPE: Biodegradação do petróleo”, cuja proposta é acelerar a degradação do petróleo pela ação de microorganismos. O estudo pode ser aplicado em possíveis acidentes ambientais como, por exemplio, derramamento de petróleo em rios e oceanos. A orientadora do projeto é Maria Angélica Thiele Fracassi.