No dia 04 de agosto, às 15h, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu os alunos e orientadores dos projetos brasileiros premiados na Intel ISEF 2009, realizada na cidade de Reno, Nevada (EUA), entre os dias 10 e 15 de maio.
A audiência foi agendada através da Intel Brasil e aconteceu em Brasília (DF). Além dos alunos e orientadores, estarão presentes, o Presidente da Intel BR, Oscar Clarke, a Gerente de Responsabilidade Social Corporativa para a América Latina da Intel, Rosângela Mellato, a Diretora Executiva da Fundação Liberato, Maria Inês Utzig Zulke, e a Coordenadora Geral da Febrace, Roseli de Deus Lopes.
Os estudantes brasileiros premiados na feira foram os seguintes:
– Felipe Gabriel Kuhn Soares (Fundação Liberato), com o projeto “Detector de Pré-ignição”, orientado pelo professor Marcos Zuccolotto – conquistou o quarto lugar da categoria Engenharia Elétrica e Mecânica.
– Ivan Lavander Candido Ferreira São Paulo), com o projeto “Antibióticos em Ovos de Aranha?” – ficou com o segundo lugar da categoria Microbiologia.
– Rafael Gazzin (Minas Gerais), do projeto “Motor de reação por compressão através de ondas de choque e aceleração autônoma”, ficou em terceiro lugar na área de Engenharia Elétrica e Mecânica.
– Felipe Seabra Fernandes, Ana Cláudia Cassanti e Ana Clara Cassanti (São Paulo) – receberam o prêmio especial do “Institute of Psychology-”, com o projeto “Consciência e ação! – Refletir globalmente, discutir comunitariamente, agir conjuntamente”.
A Diretora Maria Inês também agendou reuniões no Centro de Comunicação Social da Marinha, dia 04, e nos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, além do CNPq, no dia 05, quarta-feira. No MEC, ela será recebida pelo Secretário Executivo, José Henrique Paim.