A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), organizada pela Fundação escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, é considerada a maior feira de jovens cientistas da América do Sul. Este ano, contará com a participação de 350 projetos de jovens pesquisadores com idade entre 14 a 20 anos de idade. O evento será realizado na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.
Na tarde desta quinta-feira (20), representantes da Fundação Liberato, da Intel e do Sindicato dos Técnicos Industriais/RS, acompanhados do o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), entregaram convite do evento ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. A feira acontece de 20 a 25 de outubro, em Novo Hamburgo (RS).
“Para chegar a Mostratec, ocorreram mais de 100 feiras pelo mundo, envolvendo mais de 25 mil alunos e cinco mil escolas, para chegarmos nesses 350 projetos. Esta é uma forma de fortalecermos a ciência nas escolas de ensino médio”, disse Leo Weber. Segundo Weber, a Mostratec é a maior feira de jovens cientistas do Brasil e da América do Sul. A 28ª edição conta com a participação de 350 trabalhos de alunos brasileiros e de mais 20 países. A organização estima a presença de cerca de 40 mil pessoas nos dias da feira.
“Quando era aluno, eu sempre participava dessas feiras, que são muito importantes para incentivar a transformação da teoria na prática. Sou um grande apoiador destes projetos voltados para os jovens estudantes, por ter convicção que eles serão os nossos futuros cientistas. O Brasil e a sociedade têm muito a ganhar com feiras com este objetivo. A Fundação Liberato está de parabéns pela iniciativa e pode contar com meu apoio irrestrito. O governo federal tem transformado o ensino técnico no país e a exemplo disso é a realização de eventos como este”, declarou Marco Maia.
O ministro Raupp disse que fará o possível para estar presente, devido à importância da feira. “Essa iniciativa é de extrema importância para incentivar a ciência e tecnologia e, mais que isso, a educação como um todo”, ressaltou Raupp.
Estavam presentes, o Diretor Executivo da Liberato, Leo Weber, o Coordenador da Mostratec 2013, André Luiz Viegas, o Gerente de Educação da Intel/BR, Rubens Paulo Torri Saldanha, e o Presidente do Sintec/RS, Ricardo Nerbas.