Notícias

Macacos chamam atenção dos participantes da SBPC

By 1 de setembro de 2011 Sem comentários

Uma das atrações da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que encerra nesta sexta-feira (15), são os 57 macacos que habitam as áreas verdes da Universidade Federal de Goiás.

Os macacos circulam pelo campus em busca de alimentos, principalmente, as sobras de comida servidas nos bares e restaurantes da universidade.

Através de um Projeto de Educação Ambiental, professores e alunos do curso Biologia monitoram os macacos da espécie “prego” que vivem no campus. A universidade também desenvolveu uma campanha, em parceria com os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, com o objetivo de conscientizar a população em relação ao convívio com aos animais. Foram confeccionados folhetos, cartazes e placas, alertando para como as pessoas podem colaborar sob o ponto de vista ambiental, como, por exemplo, não oferecer comida aos macacos. “O visitantes geralmente acham bonito ver os macacos circulando por aqui mas temos que zelar pela convivência sadia, levando em conta a conscientização das pessoas frente às questões ambientais”, comentou Luis Fernando Duarte, um dos monitores do projeto.

Veja algumas dicas de conscientização e preservação dos macacos da UFG:

– Evite contato direto com os macacos. Eles são animais silvestres e podem atacar os humanos.

– Não ofereça nenhum tipo de alimento aos macacos. Tudo que eles necessitam está na natureza.

– Não ande nas passarelas e calçadas portando alimentos e/ou bebidas.

– Não jogue lixo fora das lixeiras.

– Ao dirigir, respeite a sinalização interna do campus e fique atento à travessia de animais nas vias

Compartilhe este post: