A Federação das Indústrias do Estado Rio Grande do Sul (Fiergs) foi sede do lançamento da Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) e do Salão da Inovação – edições 2011.
O evento, que foi realizado no dia 31 de agosto, em Porto Alegre, contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições parceiras da Mostratec e do Salão da Inovação, entre eles: Secretário de Estado da Ciência, Inovação de Desenvolvimento Tecnológico/RS, Cleber Prodanov; Prefeito Municipal de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann; Diretora Executiva da Liberato, Maria Inês Utzig Zulke; Diretor-Presidente da Fenac, Elivir Desian; Presidente da Associação de Pais e Mestres da Fundação Liberato, André Thozeski; entre outros.
Ex-aluno destaca importância de participar da Mostratec
Durante a cerimônia, um dos pronunciamentos foi feito pelo ex-aluno do Curso de Eletrônica da Fundação, Felipe Kuhn Soares (foto). Ele foi premiado em uma das edições da feira e obteve credenciamento para participar da maior feira de ciência e engenharia do mundo, a Intel ISEF, realizada, anualmente, nos Estados Unidos, sendo premiado na categoria de engenharia, uma das mais disputadas da feira.
Em reconhecimento à sua conquista, Felipe, juntamente com outros estudantes premiados nos EUA, foi recebido pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no ano de 2009.
Atualmente, ele atua numa das dez maiores empresas do Brasil, líder na área de química e petroquímica, a Braskem, parceira da Mostratec. “Ter participado da Mostratec foi muito gratificante. Através dela tive a oportunidade de conquistar várias coisas e aprofundar meus estudos. Hoje desfruto de uma bolsa de estudos na Universidade Feevale, através de um prêmio que ganhei na Mostratec, além de estar atuando numa empresa que é líder na sua área de atuação. Agradeço muito pelas oportunidades que surgiram para mim”, comentou ele durante sua fala.
Sobre a Mostratec
A Mostratec é organizada e executada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, com a colaboração de instituições públicas e privadas. Teve origem nas feiras de ciências promovidas pela Fundação Liberato.
Destina-se à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico, do Brasil e de outros países, principalmente da América Latina.
Todos os participantes recebem certificados e os três melhores de cada área recebem premiações. Os projetos destaques são credenciados para participar de feiras no exterior, de acordo as condições estabelecidas nos convênios firmados com a Mostratec.
A cada ano, além dos expositores, vem aumentando o número de visitantes: empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, estudantes, imprensa e comunidade em geral.
O evento proporciona a integração entre as instituições de ensino, pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias. Diversos empresários já buscam identificar na Mostratec futuros profissionais de interesse de suas empresas.
Países que já participaram da Mostratec:
Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, EUA, França, México, Moldávia, Paraguai, Peru, República Tcheca, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Equador, Portugal, Espanha, Cazaquistão, Azerbaijão, Costa Rica, Romênia, Namíbia, Nigéria, Taiwan, Dinamarca, África do Sul, Filipinas, Indonésia e Coréia do Sul.
Estados que já marcaram presença:
São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Amazonas, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Roraima, Rondônia, Bahia, Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Piauí, Sergipe, Amapá e Distrito Federal.
Objetivos da Mostratec:
– Incentivar o jovem a desenvolver projetos, utilizando o método científico como um dos instrumentos para o desenvolvimento de habilidades específicas.
– Possibilitar ao aluno a integração com colegas de outras instituições de ensino, de modo a ampliar suas relações e possibilitar o contato com outras culturas.
– Incentivar o interesse pela investigação científica, favorecendo o descobrimento de novas tecnologias.
– Viabilizar a participação dos alunos premiados na Mostratec em feiras internacionais promovidas pelas entidades conveniadas com a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.