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Jovens cientistas representam o Brasil na Intel ISEF 2011

By 4 de julho de 2011 Sem comentários

A Intel ISEF – International Science and Engineering Fair – é considerada a maior feira de ciência e engenharia do mundo. Em 2011, será realizada em Los Angeles, Califórnia (EUA), de 08 a 13 de maio. Participarão jovens cientistas (entre 14 e 21 anos) de 65 países, reunindo mais de 1.500 estudantes. A premiação é estimada em US$ 4 milhões, entre bolsas de estudos, cursos e produtos tecnológicos.

Alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Novo Hamburgo (RS), participam do evento desde 1993, tendo conquistado prêmios em dez ocasiões: 1º lugar em 1995, 2º lugar em 1997 e 2010, 3º lugar em 2007 e 4º lugar em 1996, 1998, 2001, 2003, 2005 e 2009.

Os projetos credenciados pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), são os seguintes:

Biolixiviação Anticromo (Novo Hamburgo, RS). Estudantes: Marcelo Jung Eberhardt e Patrick Comassetto Führ.
O projeto Biolixiviação anticromo visa o remanejamento do cromo presente na serragem de rebaixadeira. A escolha deste resíduo se deve por este ser o responsável por 90% do resíduo do couro wet blue e ser considerado um resíduo tóxico, inflamável, patogênico e corrosivo.

Sulfonação de Poliestireno: Aplicação na retenção de íons de metais pesados da água II (São Paulo, SP). Estudantes: Amanda De La Rocque Rodrigues, Carlos Henrique Leite da Silva e Paolo Damas Pulcini.
O isopor (poliestireno expandido) é uma das substâncias poliméricas mais utilizadas no mundo. O projeto tem o objetivo de transformar o isopor em uma resina de troca iônica por sulfonação em meios homogêneos, contribuindo para remover o isopor do meio ambiente.

Utilização da robótica educacional como auxílio no processo de ensino aprendizagem nas escolas públicas (Maracanaú, CE). Estudantes: Wanderson Magalhães da Costa e William Braga de Sousa.
Através da utilização de um robô inseto como elemento mediador no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de matemática e física, estudantes que participaram de oficinas de robótica obtiveram um crescimento 68% em matemática e de 87% em física. A ideia também favoreceu a interdisciplinaridade entre matemática, física, português e informática.

Análise da impregnação de nanopartículas de dióxido de zircônio e de prata com quitosana em um tecido para tratamentos de saúde II (Novo Hamburgo, RS). Estudante: Kawoana Trauman Vianna.
No mundo, existem em torno de 220 milhões de diabéticos, sendo que os pés dos diabéticos desenvolvem úlceras que podem levar à amputação. Esta pesquisa visa produzir um tecido para a confecção de meias e curativos para tratar os problemas do pé diabético, evitando amputações ou auxiliando no pós-operatório de cirurgias.

Produção Limpa de Biodiesel de Microalgas II (Novo Hamburgo, RS). Estudante: Vitória Rech Astolfi.
Tendo em vista os problemas sociais e ambientais causados pelo aumento da emissão de dióxido de carbono devido, principalmente, à queima de combustíveis fósseis, este projeto prevê a utilização de uma matéria prima renovável, a microalga Nannochloropsis oculata, para a produção de biodiesel.

Tecendo Saúde: A tecitura de substâncias antimicrobianas a partir da ooteca da aranha Phoneutria Nigriventer II (São Paulo, SP). Estudante: Leonardo de Oliveira Bodo.
Cada vez mais os antibióticos convencionais estão perdendo sua capacidade de curar doenças infecciosas que são responsáveis por 20 milhões de mortes por ano no mundo. O objetivo da pesquisa é encontrar novos antibióticos que reduzem, em quase 100%, as chances dos microrganismos adquirirem resistência.

Métodos educacionais para atual juventude e portadores de déficit de atenção e/ou hiperatividade (São Paulo, SP). Estudante: Matheus Manuppella.
Como os jogos de vídeo apresentam potencial de aprendizagem lógica, desenvolvimento do raciocínio científico e de áreas cerebrais cognitivas, como o hipocampo, responsável pela memória, e o córtex pré-frontal, responsável pelo planejamento e execução das ações motoras mais complexas, das escolhas comportamentais e da atenção, o projeto propõe que os mesmos possam ser utilizados como método de concentração e autocontrole para adolescentes portadores de déficit de atenção e hiperatividade.

A problematização como estratégia pedagógica em educação nutricional: uma abordagem socioconstrutivista (Recife, PE). Estudante: Heitor Geraldo da Cruz Santos.
As doenças que mais matam pessoas no mundo provêm, diretamente, de maus hábitos alimentares. A pesquisa consiste num estudo de caso sobre a eficiência de uma metodologia de educação nutricional que problematiza o processo de aprendizagem e considera alguns aspectos do socioconstrutivismo no processo de mudança de comportamento alimentar.

Aproveitamento Sustentável do Buriti (Mauritia Flexuos): Uma Alternativa ao Desenvolvimento das Comunidades Rurais do Oeste Maranhense (Imperatriz, MA). Estudante: Emily Ferreira Soares.
O Buriti é uma palmeira de grande porte que possui folhas dispostas em leque. Produz um fruto castanho-avermelhado revestido por escamas brilhantes, polpa amarela, semente oval dura e amêndoa comestível. Como no oeste do Estado do Maranhão, na zona rural, encontram-se várias comunidades que vivem próximas a muitos buritizais, o projeto tem por objetivo contribuir para a conservação e o uso sustentável das florestas nativas, por meio do estímulo ao desenvolvimento da cadeia produtiva do buriti.

Outros nove projetos foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). Destes, um é do aluno da Fundação Liberato, Vinícius Muller, o projeto Touchingtones II, cujo objetivo é resgatar a música para o deficiente auditivo, expandindo sua capacidade musical para outros sentidos.

Na foto: Brasileiros conquistaram 19 prêmios na Intel ISEF de 2010

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