Dois projetos de alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS) foram premiados na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), evento que divulgou os resultados no dia 27 de junho.
Esta foi a segunda edição da feira e ocorreu, novamente, na modalidade virtual. Da Liberato, conquistaram distinções o estudante Bruno Kayser da Silva Machado, com o projeto “Turtle tech: dispositivo eletroeletrônico auxiliar na preservação da espécie de quelônio Mesoclemmys hogei”. Ele ficou em 1º lugar na área de Ciências Biológicas e recebeu patrocínio para participar na ICYS, na Sérvia em 2022.
O estudo realizado por Bruno utiliza tecnologias avançadas em termos de monitoramento por GPS, com o objetivo de auxiliar na preservação de uma das espécies de Cágado mais ameaçadas do mundo: O Cágado-do-paraíba. A orientação do projeto é de Luiz Fernando Galbarino, com coorientação de Camila Fagundes.
O outro projeto premiado foi o “Smart Walk – Dispositivo de auxílio na locomoção de crianças com paralisia cerebral”, dos estudantes Davi Schneider e Vítor Daniel Duarte. Eles conquistaram o 2º Lugar em Engenharias e o Prêmio Biologia Total de Incentivo à Pesquisa na Saúde. A orientação também é de Luiz Fernando Galbarino, tendo Fernanda de Fátima de Lima como coorientadora.
Parabéns!
Foto: Bruno no momento da divulgação do prêmio.
Foto de Júlia Giovanaz.