Los Angeles, California – 12 de maio – No total, são 21 projetos brasileiros que competem nesta edição da feira – nove da Mostratec, nove da Febrace e três da Escola Americana de Campinas.
Hoje, à noite, acontece a cerimônia de abertura no Centro de Convenções de Los Angeles. Jovens pesquisadores de 70 países estão na Intel ISEF. A avaliação acontece dia 14 de maio.
Veja os projetos credenciados pelas feiras Mostratec e Febrace:
Rio Grande do Sul
SIMDEV – Sistema Android de Monitoramento Residencial para Deficientes Visuais
Estudantes: Leonardo Gabriel da Paz e Lucas Manique Leal
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Finalista Mostratec
Os estudantes desenvolveram um sistema de monitoramento residencial para acessibilidade de pessoas com deficiência visual. O sistema é composto por um aplicativo para plataforma Android e dispositivos de monitoramento espalhados pela residência. O app analisa as aberturas da casa, os equipamentos eletroeletrônicos e a iluminação, e, em cada um dos casos, um dispositivo adequado será implementado para a obtenção do status (se está aberto/ligado ou fechado/desligado) desse equipamento. O aplicativo atualiza os status dos equipamentos sempre que o usuário solicitar.
São Paulo
Correlação entre histologia da fibra de colágeno e força muscular em atletas com hipermobilidade articular
Estudantes: Tatiana Ciocler Trahtenberg
Escola Antonietta e Leon Feffer
Finalista Mostratec
O projeto envolve pesquisa com atletas de alta performance da ginástica artística, para verificar se há redução de sua força muscular em função da sua hipermobilidade articular. Há relatos de que atletas hipermóveis apresentam uma intensidade de força muscular diminuída, o que pode prejudicar o desempenho esportivo e aumentar a predisposição a lesões. A pesquisa envolve análise da intensidade de força, análise dos tecidos musculares dos atletas e, por fim, análise comparativa, a fim de estabelecer a relação entre força muscular, hipermobilidade articular e fibras de colágeno da musculatura estudada.
Ceará
Grupo Phylos: Coral estudantil como instrumento de inclusão cultural
Estudantes: Lorena Sampaio Nascimento e Mateus de Sousa Nogueira
Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni
Finalista Mostratec
O grupo apresenta um projeto de inclusão social e cultural que visa integrar jovens e adolescentes no universo cultural, por meio de técnicas de canto coral, teatro e dança. A iniciativa se apoia em pesquisas sobre os benefícios que a música pode proporcionar, especialmente a importância de inseri-la no sistema educacional.
Rio Grande do Sul
CORPOS – Corretor Ortopédico De Postura
Estudantes: Lucas Henz Garcia, Lucas Raupp Hans e Murilo Machado Pinto
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Finalista Mostratec
CORPOS é um sistema de monitoramento de postura que busca corrigir e prevenir lesões à coluna vertebral. O sistema monitora as angulações posturais e acompanha a evolução postural do usuário ao longo do tempo. A primeira etapa determina se a pessoa senta-se corretamente, gerando um alerta vibratório ao identificar má postura. A segunda é responsável pelo o acompanhamento de resultados e a visualização das ações em tempo real através de uma interface gráfica.
Rio Grande do Norte
ECO Brise – Conforto e eficiência energética para ambientes
Estudantes: Caio Celso Azevedo de Araújo, Allyson Franklin Marinheiro Borges e Joatã Kesley Oliveira
Instituto Federal RN Campus Natal
Finalista Mostratec
O projeto tem como objetivo a construção de um brise-soleil (quebra-sol) automático e autossuficiente que servirá como anteparo variável para controle da incidência solar através de janelas em edificações. O brise-soleil absorve a energia do sol para seu funcionamento por meio de células fotovoltaicas, que alimentam o motor de movimentação das aletas e seu dispositivo de controle. As células fotovoltaicas são instaladas na parte superior das aletas do dispositivo que possui comportamento semelhante a um seguidor solar, associando a otimização da geração de energia elétrica com o sombreamento das janelas necessário para o aumento do conforto no ambiente interno. O sistema é controlado por Arduino, que faz com que as aletas se movam de acordo com o sistema de sensores: quanto maior a incidência, maior deve ser o fechamento do brise-soleil para assim aumentar o conforto no ambiente interno.
São Paulo
Mitocôndria: diferentes adaptações a condições de crescimento com possíveis implicações em infectologia
Estudantes: Barbara Cohen
Escola Antonietta e Leon Feffer
Finalista Mostratec
O projeto analisa respostas adaptativas da mitocôndria de Candida albicans submetidas a baixas concentrações de oxigênio e altas temperaturas para identificar como ela se adapta e modula a adaptação do fungo em mudanças repentinas de condições de crescimento associadas à infecção hospitalar. Com o uso de microscopia confocal busca-se descrever possíveis mudanças na morfologia mitocondrial em diferentes condições de crescimento, em culturas crescendo por 12 semanas. Os resultados podem ter importantes implicações na área de epidemiologia e infectologia.
Minas Gerais
Aplicação Biotecnológica da Planta Nim (Azadirachta indica) no Combate a Pragas Agrícolas
Estudantes: Caroline Alcântara de Sousa Cirino, Dayana Stéfane de Sousa Silva, Sávio Henrique da Silva
Escola Estadual Manoel Antônio de Sousa
Finalista Mostratec
O estudo visa produzir inseticidas e carrapaticidas orgânicos, com extratos aquosos e etanólicos de folhas de Azadirachta indica, uma espécie natural da Ásia e do subcontinente indiano, utilizada como praguicida. Testes de mortalidade para as pragas mostraram que os extratos são eficientes, sendo o aquoso menos eficaz no decorrer do tempo. A. indica possui grande potencial para ser utilizada biotecnologicamente na agricultura e pecuária como inseticida e carrapaticida.
Rio Grande do Sul
Produção da L-Asparaginase a Partir do Grão de Kefir
Estudantes: Bárbara Carolina Federhen
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Finalista Mostratec
O projeto buscou estudar a produção a enzima L-Asparaginase por meio do grão de Kefir, uma colônia de micro-organismos benéficos à saúde humana, constituído principalmente por fungos e bactérias. A L-Asparaginase é amplamente utilizada no tratamento de pessoas que possuem a leucemia linfoide aguda (LLA), doença que converte a enzima em ácido aspártico e amônia, substâncias que células doentes não podem digerir.
Mato Grosso do Sul
Star Tracker: Um Framework Computacional para Localização de Corpos Celestes
Estudantes: Leonardo Vasconcelos Lopes
Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
Finalista Mostratec
O Star Tracker é um dispositivo desenvolvido para localizar corpos celestes por meio de um aplicativo para plataforma Android. Com o céu modelado em interface gráfica 3D feito em Java e usando OpenGL, o usuário seleciona uma estrela na aplicação e, com as coordenadas do corpo celeste e cálculos de tempo sideral, é possível conhecer sua direção em relação à posição do observador. As coordenadas são imediatamente enviadas para o dispositivo apontador via Bluetooth. O dispositivo microcontrolador Arduino recebe a informação e move os motores para posicionar um laser na direção da estrela, entregando ao usuário informações sobre o corpo cesleste.
São Paulo
Pele humana para transplantes e testes farmacológicos
Estudante: Ângela Ferreira de Oliveira
Escola Técnica Professor Carmelino Correa Júnior
Finalista Febrace
A estudante desenvolveu um tecido que mimetiza a pele humana com toda a sua estrutura de epiderme e de derme. O tecido é obtido por meio de uma técnica de purificação da pele suína, que uma vez transplantada elimina os problemas de rejeição sem colocar em risco o sistema imunológico do paciente transplantado. A pele pode ser usada como uma estrutura de apoio para que o organismo do paciente transplantado reconstrua a área de pele lesada. A solução é uma alternativa para tratamento de queimados, na recuperação da pele de pessoas afetadas por tumores, hérnias ou feridas de difícil cicatrização.
Rio Grande do Sul
MASE – Membrana de Absorção Seletiva
Estudantes: Gabriel Chiomento da Motta e Raíssa Müller
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Finalista Febrace
O projeto foi desenvolvido buscando criar uma técnica eficaz contra os casos de derramamentos de petróleo, que representam um problema ambiental de grande impacto. A solução desenvolvida foi uma membrana porosa e com polaridade voltada para líquidos apolares, que pode ser aplicada na contenção de derramamentos de óleos em geral, evitando a contaminação de solos. A membrana apresenta capacidade de absorção de 8 a 15 vezes seu próprio volume e é uma alternativa sustentável e economicamente viável.
Mato Grosso do Sul
Desenvolvimento de tecnologia adesiva para prevenir a proliferação de larvas do mosquito da dengue em ambientes urbanos
Estudantes: Gabriel Tiago Galdino
Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues
Finalista Febrace
O estudante aproveitou o líquido da castanha de caju, descartado pela indústria, para desenvolver uma solução inseticida, buscando controlar o vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti. Após realizar as reações de saponificação no líquido para que fosse possível sua dissolução em água, foi desenvolvida uma mistura de surfactantes do líquido da casca da castanha de caju e óleo de rícino. Os testes da atividade larvicida contra A. aegypti mostraram redução de 97% das larvas em 24 horas.
Mato Grosso do Sul
Potencial anticarcinogênico de suplemento nutracêutico à base de soja quantificado com altas taxas de genisteína e daidzeína
Estudantes: Carla Fernanda Okabe e Rayane Dayara de Souza Melo
IFMS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Finalista Febrace
O estudo buscou desenvolver um produto com altas taxas dos bioativos da soja, genisteína e daidzeína, como uma alternativa para aumentar a presença dessas substâncias na dieta e oferecer um mecanismo de combate ao câncer. A soja é muito investigada em relação ao câncer por ser rica em isoflavonas, tidas como agentes anticarcinogênicos. Por meio de testes in vitro, as estudantes avaliaram o mecanismo de ação das isoflavonas em células tumorais.
São Paulo
Efeitos da transformação de células XP por genes E6 e E7 de HPV nas respostas à luz UV: Letalidade Sintética e as perspectivas para o tratamento do câncer de colo de útero
Estudantes: Eduardo Padilha Antonio
Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP – SP
Finalista Febrace
O projeto tem por objetivo avaliar as respostas de culturas celulares de fibroblastos em pacientes com a síndrome xeroderma pigmentosum (XP), uma doença rara caracterizada por alta sensibilidade à luz solar, envelhecimento precoce e, em alguns casos, neurodegeneração. Os pacientes XP possuem deficiência em alguns mecanismos de reparo de DNA e estão sujeitos às lesões causadas por luz UV, culminando em instabilidade genômica e altíssima incidência de câncer de pele. O aumento de sensibilidade à luz UV observado através do ensaio de viabilidade celular e citometria de fluxo, pode ser resultado de um aumento no processo de apoptose das células, decorrente do comprometimento de duas proteínas reguladoras de ciclo celular do HPV. Uma combinação de alterações genéticas pode levar a uma situação de letalidade sintética em relação a quimioterápicos usados para tratamento de tumores de colo de útero, causados essencialmente por HPV.
Mato Grosso do Sul
Transformação do Isopor ® em Impermeabilizante
Estudantes: Gisele Cavalcante dos Reis, Jaqueline Alves Pereira da Silva e Lucas Gustavo Pelinson
Escola Técnica Estadual Ribeirão Pires
Finalista Febrace
O isopor® (poliestireno expandido) tem larga utilização na indústria, porém seu descarte é extremamente danoso ao meio ambiente e não há programas de coleta seletiva para esse material. Seu descarte indevido é nocivo ao meio ambiente. A partir deste problema, os estudantes buscaram uma solução para reciclagem do produto, utilizando o material para a fabricação de impermeabilizante. A solução buscou a reutilização do isopor em misturas de concreto para construções, criando um revestimento protetor de superfície que impede absorção de água e viabiliza a melhoria da durabilidade do concreto, contribuindo para a redução de custos de manutenção e reparos, entre outras vantagens.
Paraná
Identificação de organismos bioindicadores do litoral paranaense por meio de análise correlativa de fatores bióticos e abióticos (Fase II) – Uma ferramenta para análise de qualidade ambiental
Estudantes: Nayara Martins Orsi e Flávia Carolina Faggião
Colégio Interativa
Finalista Febrace
O objetivo das estudantes foi propor um novo parâmetro para análise de qualidade ambiental que tivesse como base a utilização dos organismos fitoplanctônicos como bioindicadores de alterações do ambiente, visto que esses possuem grande riqueza e abundância de espécies e são altamente sensíveis às alterações ambientais. A proposta busca investigar os motivos dos altos níveis de poluição do litoral do Paraná. A análise proposta é mais barata, rápida e representa uma alternativa para o monitoramento constante, já que o litoral possui um sistema falho de monitoramento de balneabilidade.
Ceará
Extração e pré-purificação de baixo custo de bromelina a partir de Croatá (neoglaziovia variegata) por cromatografia líquida de alta eficiência: uma alternativa antibacteriana e antifúngica eficaz
Estudantes: Francisco Daniel Adriano e Francisco Daniel Adriano
Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França
Finalista Febrace
O projeto surgiu a partir da necessidade de apresentar métodos alternativos para separação de bromelina, uma enzima proteolítica, extraída a partir da Neoglaziovia variegata (bromélia típica do semiárido cearense). Os métodos utilizados foram a cromatografia em camada delgada e cromatografia líquida de alta eficiência, como alternativas eficazes na separação e pré-purificacão da bromelina. A solução tem baixo custo, alto poder extrativo e eficiente na profilaxia de problemas de saúde pública através da criação de antibióticos com poder antiviral e antifúngico eficaz.
Rio de Janeiro
Aperfeiçoamento das técnicas de cultivo e diferenciação “in vitro” de células tronco provenientes do leite materno
Estudantes: Luiza Maíra Ribeiro da Silva, Luiza Maíra Ribeiro da Silva e Maitê Campos Corrêa Mascarenhas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Rio de Janeiro
Finalista Febrace
Recentemente, descobriu-se que o leite materno é rico células tronco mesenquimais, população rara de células-tronco multipotentes capaz de oferecer suporte a hematopoese e de se diferenciar em diversas linhagens celulares. No entanto, há grandes desafios à sua manutenção “in vitro”. O objetivo das pesquisadoras é estabelecer uma metodologia para manutenção “in vitro” destas células obtidas de doadoras voluntárias em três categorias de acordo com o tempo de lactação. O sucesso na manutenção as células tronco, é fundamental para uma segunda fase do projeto é que desenvolver um tratamento mais eficaz e barato para doenças como infarto do miocárdio.
Foto: Estudantes do projeto Corpos.