Notícias

Estudante participa de Feira em Abu Dhabi

By 13 de setembro de 2013 Sem comentários

O projeto “Degrau Retrátil”, desenvolvido pelo estudante Lucas Dagostin Roveda (Curso Técnico de Mecânica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha), está participando da Expo-Sciences International 2013, entre 13 e 19 de setembro, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

As alunas do Curso de Química da Fundação Liberato, Greice Calloni e Bruna Pinto, do projeto “Obtenção de acetato de celulose a partir da casca de arroz”, orientadas pela professora Schana Andréia da Silva, e a aluna Vitória Rech Astolfi, do projeto “Busca por compostos bioativos em extratos da microalga Nannochloropsis oculata”, orientada pela professora Carla Kereski Ruschel, também participam da feira. Elas foram classificadas pela Milset-Brasil.

A ESI International é organizada pela Milset (Mouvement International pour le Loisir Scientifique et Technique). O trabalho, que recebeu o Prêmio Carlos Armando Koch, oferecido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, na Mostratec 2012, é orientado pelo professor João Jorge Klein.

Sobre o projeto “Degrau Retrátil” (foto)
Tem como objetivo projetar um degrau retrátil de baixo custo que aproveite o movimento da porta do ônibus para acionar e retrair o mesmo. O degrau ficará a 20cm do chão, proporcionando melhor acessibilidade, segurança e qualidade de vida para os passageiros desse tipo de transporte coletivo.

Isso se deve ao fato de que o ônibus é o principal veículo de transporte público e o que mais necessita de melhorias e investimentos, pois os obesos, as pessoas de baixa estatura, os idosos, as gestantes, as crianças e os deficientes físicos possuem grandes dificuldades em acessar essa locomoção, pelo fato do primeiro degrau ficar muito alto em relação ao solo, chegando a 50 cm em alguns casos, tornando esse veículo praticamente inacessível.

Os modelos de degraus retráteis existentes no mercado custam, em média, R$ 2.000,00 (unidade).

Compartilhe este post: