O Brasil esteve bem representado na maior feira de ciência e engenharia do mundo, a Intel ISEF 2009, realizada de 10 a 15 de maio, na cidade de Reno, Nevada, nos Estados Unidos.
O projeto da Fundação Liberato, “Detector de Pré-ignição”, do aluno Felipe Gabriel Kuhn Soares, orientado pelo professor Marcos Zuccolotto, conquistou o quarto lugar da categoria Engenharia Elétrica e Mecânica.
Já o projeto “Antibióticos em Ovos de Aranha?”, do aluno de São Paulo Ivan Lavander Candido Ferreira, ficou com o segundo lugar da categoria Microbiologia. O aluno Rafael Gazzin, do projeto “Motor de reação por compressão através de ondas de choque e aceleração autônoma”, de Minas Gerais, ficou em terceiro lugar na área de Engenharia Elétrica e Mecânica.
Resumo do projeto do aluno da Liberato, Felipe Gabriel Kuhn Soares:
A pré-ignição é um fenômeno que ocorre dentro da câmara de combustão de uma máquina 4 tempos de ignição por faísca. Caracteriza-se por um acendimento do motor antes do tempo correto, podendo acarretar a perfuração do pistão. É causada por outra fonte ignescente, como, por exemplo, um eletrodo de vela incandescente, um depósito de carbono em um canto da câmara de combustão ou mais raramente, uma válvula de escape queimada. A ocorrência da pré-ignição resulta em quebra quase instantânea do motor. Também é importante ressaltar que em veículos comerciais a ocorrência da pré-ignição é bastante rara. Logo, quando se trata de carros de alto desempenho, ela é bem mais freqüente. Diante desse cenário, o presente projeto tem como objetivo desenvolver o protótipo de um sistema detector de pré-ignição. É destinado a testes laboratoriais em motores de competição, os quais, por sua natureza, são submetidos a condições de temperatura que podem acarretar uma pré-ignição. Possibilitará a identificação do auto-acendimento do motor, fenômeno que leva à perfuração do pistão. A proposta consiste no desenvolvimento de um sensor de chama, um sensor de faísca e uma unidade de controle. Caberá ao sensor de chama indicar a presença de chama na vela de ignição. Já o sensor de faísca deverá indicar o momento exato da centelha da vela de ignição. A unidade de controle fará a comparação entre os dois sinais e indicará a ocorrência ou não de pré-ignição.