Carolina de Oliveira Trento ficou em 3º lugar na China Adolescents Science & Technology Innovation Contest.
A jovem pesquisadora gaúcha, Carolina de Oliveira Trento (17), conquistou o 3º lugar – categoria de projetos internacionais – na 29ª China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (Castic 2014), encerrada neste domingo (24), na cidade de Pequim. Ela teve a oportunidade de ir à China através do Prêmio Killing de Tecnologia, que viabilizou sua participação nesse importante evento de ciência e tecnologia.
O projeto apresentado pela aluna do Curso de Química da Fundação Liberato (Novo Hamburgo – RS – Brasil) foi o “Biorremediação de solos contaminados por óleo lubrificante através de atenuação natural acelerada”, cujo o objetivo principal é a biorremediação de solos contaminados por óleo lubrificante pelo método de atenuação natural acelerada, em escala laboratorial. Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos, tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas, são utilizados para reduzir ou remover contaminações no ambiente. A orientação é da professora Maria Angélica Thiele Fracassi.
A feira da China reuniu, aproximadamente, 500 projetos de alunos do ensino fundamental, médio e técnico, além de contar com uma categoria que incluiu projetos desenvolvidos por professores. No total, 13 países competiram na Castic: Brasil, Áustria, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Romênia, Suécia e Tailândia.
Parabéns!