Geral

A Pesquisa como Ferramenta de Transformação

By 23 de setembro de 2022 Sem comentários

A Fundação Liberato e a Mostratec estiveram representadas da transmissão ao vivo promovida pelo projeto Ser Educação, do Grupo Editoria Sinos, na noite desta quinta-feira (22). O tema abordado foi “A Pesquisa como Ferramenta de Transformação”, conduzido pela jornalista Francine Natacha.

O primeiro depoimento foi do Diretor Executivo, Ramon Hans, que destacou como a Liberato implementou e desenvolveu ações voltadas à metodologia científica, afirmando que a escola incentiva o desenvolvimento da pesquisa, além das atividades voltadas à formação técnica.

Logo após foi a vez do Coordenador Geral da Mostratec 2020/2022, Jader Bernardes, falar sobre a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, a Mostratec. Destacou que, muitas vezes, as ideias surgem através de problemas que o estudante vivencia na sua própria comunidade e que depois transformam-se num projeto de pesquisa. Também mencionou que, atualmente, a feira reúne jovens pesquisadores desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental, até contar com a participação de alunos do ensino médio e técnico.

Depois foi a vez da ex-aluna do Curso Técnico em Eletrônica, Fabiane Kuhn, que começou dizendo que a pesquisa transformou sua vida e que o aluno pesquisador não deve ter vergonha das suas dúvidas. Ela participou de várias feiras de ciências e foi um projeto sobre questões hídricas que transformou sua vida. Atualmente, a empresa da qual Fabiane criou, juntamente com outros colegas, apresenta soluções voltadas à agricultura, mais precisamente no manejo da irrigação do solo, em nove Estados do país.

Já a aluna do Curso de Mecânica, Sofia Nascimento Mazin, contou um pouco do projeto que criou e da importância que a pesquisas tem na sua trajetória enquanto estudante e pesquisadora. Ela criou o projeto “Desenvolvimento em software 3D CAD de válvula exalatória alternativa para respirador mecânico”, uma ideia que procurou uma alternativa para ajudar a comunidade a lidar com a escassez de recursos, salientando que foi durante a pandemia da Covid-19 que surgiu a ideia de fazer algo que ajudasse as pessoas.

Após as considerações iniciais por parte de cada um dos convidados, ocorreu um bate-papo informal com outros tantos depoimentos que fizeram com que a emoção aflorasse, especialmente, por parte da apresentadora da transmissão. Francine afirmou que a educação e a pesquisa transformam a vida de muitas pessoas, sejam elas descobridoras de novas alternativas ou pessoas que acabam se beneficiando pelo surgimento de novas ideias e produtos.

Foto: Sofia, Ramon, Francine, Fabiane e Jader.

Compartilhe este post: