
A estudante Sibelle Scharlau Bobrzyk (20 anos), será a representante brasileira na China Adolescent Science & Technology Innovation Contest (Castic), a maior feira de ciências da Ásia. O evento acontece de 15 e 19 de agosto, na cidade de Hohhot.
Sibelle é aluna do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS). Ela conquistou o Prêmio Killing de Tecnologia na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec-Liberato), realizada no ano passado. O prêmio viabiliza a participação de um projeto nesse importante evento internacional.
Sobre o projeto
O projeto “Estimativa de perdas de grãos em colheitadeiras utilizando inteligência artificial” tem por objetivo desenvolver um modelo matemático para estimar perdas de grãos causadas por diferentes configurações de regulagem em colheitadeiras. A colheita mecanizada, embora eficiente, pode resultar em perdas significativas de grãos devido a ajustes inadequados de parâmetros, como velocidade de deslocamento da máquina, abertura do côncavo, entre outros.
O modelo desenvolvido permite que os operadores previnam os impactos dessas configurações nas colheitas de diferentes culturas de grãos, fornecendo estimativas confiáveis para diferentes tipos de colheita. A orientação do projeto é do Professor Marco César Sauer.