Los Angeles, Califórnia – 13 de maio – Dr. John C. Mather, PhD., Prêmio Nobel em Física 2006, conheceu o projeto do estudante brasileiro Leonardo Vasconcelos Lopes.
O projeto “Star Tracker: Um Framework Computacional para Localização de Corpos Celestes”, desenvolvido pelo jovem pesquisador brasileiro Leonardo Vasconcelos Lopes, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (MS), recebeu a visita do Prêmio Nobel em Física 2006, Dr. John C. Mather.
Vários Prêmios Nobel costumam circular pela International Science and Engineering Fair (Intel ISEF). Para os futuros cientistas brasileiros, receber a visita de um deles é uma honraria.
Leonardo participa da feira nos Estados Unidos através de credenciamento conquistado na Mostra Internacional de Ciência e Tecologia (Mostratec).
Seu projeto é um dispositivo desenvolvido para localizar corpos celestes por meio de um aplicativo para plataforma Android. Com o céu modelado em interface gráfica 3D feito em Java e usando OpenGL, o usuário seleciona uma estrela na aplicação e, com as coordenadas do corpo celeste e cálculos de tempo sideral, é possível conhecer sua direção em relação à posição do observador. As coordenadas são imediatamente enviadas para o dispositivo apontador via Bluetooth. O dispositivo microcontrolador Arduino recebe a informação e move os motores para posicionar um laser na direção da estrela, entregando ao usuário informações sobre o corpo cesleste.
Foto: Leonardo e o Prêmio Nobel em Física, John C. Mather.