Dois projetos que foram apresentados na Mostratec 2013 estão participando da Feria Científica de Engenharia Juvenil, entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, na Cidade do Panamá.
O projeto “Caixa Eletrônica para Transporte de Órgãos”, dos alunos Maurício Barcelos Haag e Leonardo Erik Bohn, com orientação de Augusto Bemfica Mombach, consiste na construção de uma caixa controlada eletronicamente que promova as condições ideais para a conservação de órgãos durante todo o processo de transporte e, com isso, o prolongamento da sobrevida do receptor. Atualmente, o transporte de órgãos no Brasil se dá através de caixas térmicas preenchidas com gelo – este método pode danificar os tecidos transportados, tendo em vista que não há nenhum controle sobre a temperatura interna na caixa. Isso é a causa de cerca de 30% do descarte de órgãos, considerando que a fila para recebimento de órgãos é de cerca de 30 mil pessoas.
Já o projeto “Aplicação da Escória de Aciaria Elétrica Micronizada em Anéis de Vedação para Tubulações de PVC”, do estudante Maurício Gammertt Röhnelt, orientado pelo Professor Emerson Fernandes da Cunha, trata do aproveitamento e aplicação da escória de aciaria elétrica, um resíduo oriundo do processo de refino do aço em fornos de arco elétrico. A força propulsora para a realização do trabalho provém do quadro crítico no qual o resíduo se encontra: a quantidade gerada é maior que a quantidade escoada. Além disso, tal resíduo siderúrgico possui como limitante de utilização o fenômeno de expansibilidade volumétrica, o qual compromete obras de engenharia quando não neutralizado ou tratado.
Foto: Maurício Haag e Leonardo Bohn.