Estudantes pré-universitários competirão com jovens de todo o mundo por bolsas de estudos e prêmios na maior feira de ciências e tecnologia do mundo.
São Paulo, 15 de Abril de 2013 – A Intel Brasil anuncia a Delegação Brasileira de jovens estudantes selecionados para disputar a edição de 2013 da Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair), maior feira pré-universitária de ciências do mundo. O grupo, patrocinado pela Intel, é composto por 28 estudantes representando os projetos que foram finalistas das duas principais feiras nacionais – FEBRACE (São Paulo, SP) e MOSTRATEC (Novo Hamburgo, RS).
A Intel ISEF será realizada de 14 a 18 de Maio de 2013, no Phoenix Convention Center, em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos. A feira reunirá mais de 1.600 dos mais promissores jovens cientistas e inovadores do mundo, selecionados nas mais de 550 feiras de ciências classificatórias em todo o mundo com mais de 65.000 participantes.
Os projetos finalistas, que usam novas e avançadas tecnologias, abrangem uma ampla gama de disciplinas que normalmente atendem problemas que perturbam os cientistas há anos, e que podem resultar em grandes inovações científicas. Os projetos abordam questões como pesquisas sobre o aquecimento global e fontes alternativas de combustível, inovações em engenharia resultando na melhoria da funcionalidade robótica, estradas mais seguras e avanços em medicina. Os alunos apresentarão os projetos de pesquisa para painéis formados por juízes respeitados e para o grande público, enquanto competem por cerca de US$ 4 milhões em bolsas de estudos e prêmios. Os vencedores de cada categoria serão anunciados no dia 17 de maio.
Em 2012, o principal destaque brasileiro foram os estudantes Eduardo Thadeu Rodrigues e Juliana Hoch, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Com o projeto “Facilitando a conservação da vida – Alternativas de separação de Ácido Lactobiônico e Sorbitol”, que busca uma alternativa de separação dos dois compostos que são utilizados nos líquidos que conservam a estrutura celular dos tecidos, os jovens cientistas conquistaram o terceiro lugar do prêmio Grand Award, na categoria Bioquímica, e o quarto lugar no prêmio “American Chemical Society”, cada prêmio no valor de US$ 1.000,00.
“O potencial de estudo e pesquisa dos jovens brasileiros é enorme. A cada ano temos projetos mais detalhados e melhor trabalhados, o que tem melhorado bastante o desempenho da delegação brasileira na feira”, afirma o gerente de Educação da Intel Brasil, Rubem Paulo Saldanha. “A Intel acredita que esse tipo feiras ajuda no incentivo aos jovens a inovar, por meio de pesquisa, principalmente as áreas da matemática, da ciência e da tecnologia”.
A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. Desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF – Intel International Science and Engineering Fair. A Intel Brasil já levou mais de 700 jovens à feira.
FEBRACE E MOSTRATEC
Para compor a delegação de jovens que representará o Brasil na feira esse ano, a Intel contou com a parceria das duas maiores feiras pré-universitária do país, a FEBRACE (São Paulo – SP) e a MOSTRATEC (Novo Hamburgo – RS).
A 11ª edição da mostra de projetos da FEBRACE aconteceu entre os dias 12 e 14 de março, em São Paulo, e recebeu 330 projetos, desenvolvidos por estudantes de todo o Brasil. Todos foram avaliados por pesquisadores mestres e doutores da Universidade de São Paulo, universidades parceiras e por profissionais do mercado. De todos os projetos apresentados, nove foram selecionados para competirem na Intel ISEF vindos dos estados de Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
A 27ª edição da Mostratec, que aconteceu entre 23 e 27 de outubro de 2012, recebeu 350 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas. A Mostratec firma convênios com universidades e empresas públicas e privadas, que encaminham professores e profissionais pesquisadores para integrarem as bancas de avaliadores. Os finalistas da MOSTRATEC foram selecionados vindos dos estados de Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Conheça os projetos da Delegação Brasileira
*(Para informações mais detalhadas sobre os projetos, por favor, entre em contato com a assessoria de imprensa da Intel)
AMAPÁ
PROJETO: Wasmannia Auropunctata: Diferentes Formas de Comunicação na Busca de Alimentação
Estudantes: Joirmarly de Morais Ferreira / Escola Estadual de Ensino Médio Mineko Hayashida
De: Laranjal do Jari, AP
A pesquisa sobre as formigas de fogo foi pensada mediante a necessidade de controlar esse inseto e seus ataques, que causam grandes problemas à saúde e à economia da população da região. Utilizando como base estudos e experimentações, concluiu-se que para minimizar e repelir a relação das formigas com alimentos é efetiva a utilização de extratos de alho com eucalipto, boldo e pimenta malagueta.
MATO GROSSO DO SUL
PROJETO: Síntese de sais surfactantes a partir do líquido da castanha de caju utilizados no combate à dengue
Estudantes: Gabriel Tiago Galdino / Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues
De: Campo Grande, MS
Este projeto de pesquisa tem como meta principal o desenvolvimento de surfactantes (sabões ou tensoativos) a partir do óleo de mamona e do líquido da casca da castanha-de-caju (LCC) que possam atuar contra larvas de mosquitos do gênero Aedes.
MINAS GERAIS
PROJETO: Potencial medicinal, crescimento em diferentes condições de radiação e caracterização botânica de Arrabidaea chica
Estudantes: Cristopher Mateus Carvalho, Jaqueline Campos Costa e Júlia Maria Resende / Escola Estadual Manoel Antônio de Sousa
De: Mateus Leme, MG
Como é crescente o uso fitoterápico da planta Arrabidaea chica (conhecida como pariri pela população brasileira) e devido ao fato deste uso partir da automedicação, os alunos identificaram a necessidade de compreender melhor as propriedades químicas, botânicas e farmacológicas dessa planta, verificando sua ação antimicrobiana e seu potencial para aumentar células sanguíneas.
PERNAMBUCO
PROJETO: Can Game
Estudantes: Hitallo Cavalcanti, Luiz Reis Neto e Thiago Pedrosa / Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães
De: Recife, PE
Can Game surgiu com o intuito de desenvolver um jogo multidisciplinar voltado para autismo, aliado a um sistema de agenda por meio de tecnologia móvel e com seu desenvolvimento baseado na característica principal do autista que é a identificação de um personagem.
PROJETO: Educação física escolar: soluções pedagógicas para as principais dificuldades encontradas pelos professores da educação básica
Estudantes: Túlio Vinícius Andrade Souza / Colégio GGE – Grupo Gênese de Ensino
De: Recife, PE
As doenças que mais matam no mundo estão intrinsecamente ligadas a comportamentos sedentários e a disciplina mais influencia a formação desse comportamento, dentro da escola, é a educação física. A realidade das aulas de Educação Física apresenta-se, atualmente, de forma muito precária. O estudante realizou uma pesquisa com professores para verificar e diagnosticar os empecilhos enfrentados na rotina docente.
RIO GRANDE DO SUL
PROJETO: CDSFDV – Controle Domótico Sem Fio para Deficientes Visuais
Estudantes: Fernanda Iara Blauth, Jaison Bittencourt Chamberlain e Milena Friedrich / Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
De: Novo Hamburgo – RS
Para minimizar dificuldades de acessibilidade no cotidiano de deficientes visuais, o projeto utiliza a aplicação de automação residencial abordando o desenvolvimento de um controle domótica com função de promover a acessibilidade e a mobilidade dessas pessoas em diferentes espaços.
PROJETO: Defensas Semi-metálicas
Estudantes: Filipe Machado Ody / Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
De: Novo Hamburgo – RS
Estudo sobre a defensa metálica ou guard rails. Ela tem por objetivo principal evitar que o veículo de quatro rodas ou mais saia da estrada de forma a evitar um sinistro de maiores consequências. Esse tipo de defensa não visa à segurança do motociclista e nem do passageiro, pois não foi projetada para esse fim. As defensas possuem postes de fixação que são tidos como verdadeiras guilhotinas pelos motociclistas. Essas guilhotinas podem ser solucionadas através da implantação de uma proteção inferior nas defensas metálicas feita com a banda de rodagem de um pneu inservível de caminhão ou ônibus.
PROJETO: Desenvolvimento de novos compósitos através da transformação de resíduos de poliuretano expandido em co-produtos para aplicações na construção civil
Estudantes: Douglas da Silva Vallada / Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
De: Novo Hamburgo – RS
Projeto de desenvolvimento de novos compósitos através da transformação de resíduos de poliuretano. A fim de dar um destino a esses rejeitos, este projeto tem o objetivo verificar as propriedades físicas, químicas e mecânicas de novos compósitos produzidos com resíduos de poliuretano expandido, em uma ou mais matrizes compatíveis.
PROJETO: Etanol de capim-elefante (Pennisetum purpureum) – Fase III
Estudantes: Ana Clara Rosa Stiehl, Tiago Luís Herpich e Luis Paulo Bernardi / Escola Estadual Técnica São João Batista
De: Montenegro – RS
A partir de qualquer biomassa lignocelulósica é, teoricamente, possível produzir etanol. Estudos indicam que a gramínea capim-elefante é rica em celulose, de fácil crescimento e adaptação a solos e climas e muito produtiva. O capim-elefante possui fácil desenvolvimento em praticamente todas as regiões do Brasil, além de não necessitar de uso de fertilizantes para um crescimento satisfatório, fatos que o tornam um inço na visão de muitos agricultores. O projeto estuda os benefícios da produção do etanol a partir do capim-elefante.
PROJETO: Utilização da Pseudomonas stutzeri na redução do teor de cloretos da água
Estudantes: Ágatha Lottermann Selbach e Desireé de Böer Velho / Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
De: Novo Hamburgo – RS
A ideia do projeto surgiu no final de 2011, quando a região do Vale dos Sinos (onde nós moramos) decretou racionamento de água. Lendo mais sobre os estudantes perceberam o quanto o país e outros lugares do mundo estão passando por problemas maiores ainda. O projeto busca uma alternativa para todas essas questões, utilizando a microbiologia.
SANTA CATARINA
PROJETO: Pesquisa na Web por discentes de Iniciação Científica Júnior: uma análise sobre as fontes de informação on-line utilizadas
Estudantes: Sandro Bertelli / Escola Federal Catarinense – Campus Camboriú
De: Camboriú, SC
O uso da web para acessar fontes de informação eletrônicas para pesquisas é fato indiscutível. Para identificar a necessidade de se ampliar investimentos em processos educativos que apoderem os estudantes para o uso correto dos dados e informações online em suas pesquisas, o estudante aplicou uma pesquisa quanti-qualitativa em seu próprio colégio.
SÃO PAULO
PROJETO: Construindo pontes: ampliando o olhar dos professores em relação aos transtornos mentais entre estudantes, para o desenvolvimento de melhor convívio escolar
Estudantes: Bianca Spina Papaleo / Colégio Dante Alighieri
De: São Paulo, SP
Com o objetivo de ampliar o olhar dos professores em relação aos transtornos mentais entre estudantes e para o desenvolvimento de melhor convívio escolar, o projeto avaliou o conhecimento prévio dos professores acerca dos transtornos mentais dos alunos.
PROJETO: Uma nova função da neurotoxina TsTXK-beta (Ts8) no veneno do escorpião Tityus serrulatus
Estudantes: Nayrob Pereira / Colégio Alberto Torres
De: São Paulo, SP
Venenos de escorpiões são misturas complexas de diferentes proteínas. Evidências apontam a presença ubíqua de polipeptídeos e seus precursores em escorpiões do gênero Tityus. Nos últimos anos, muitos peptídeos antimicrobianos têm sido encontrados em venenos de escorpiões. Alguns destes peptídeos parecem também ter atividade antitumoral, o que se deve à sua capacidade de se defender contra diversos tipos de microorganismos e parasitas. Peptídeos antimicrobianos são moléculas geralmente pequenas e catiônicas, que compõem o mecanismo de defesa inato de muitos organismos. Os AMPs surgem como uma alternativa ideal para uma defesa rápida e eficiente contra micróbios. O objetivo deste estudo é identificar novos peptídeos antimicrobianos
PROJETO: Emulsão à base do extrato da planta Bauhinia forficata: avaliação da eficácia na cicatrização de lesões cutâneas de animais diabéticos
Estudantes: Renata Colla Thosi e Walter von Söhsten Xavier Lins / Colégio Dante Alighieri
De: São Paulo, SP
O projeto tem como objetivo verificar se é possível desenvolver e avaliar a estabilidade de uma pomada à base de extrato de Bauhinia forficata, bem como avaliar sua eficácia em acelerar o processo de cicatrização em pessoas que sofrem com diabetes.
PROJETO: Modificação da capacidade tronco das células mesenquimais humanas: a relação entre a positividade da Beta-Catenina com a proliferação e especialização celular
Estudantes: Laura Rudella Tonidandel / Colégio Dante Alighieri
De: São Paulo, SP
O projeto estuda a possível relação entre molécula Beta-Catenina nas células mesenquimais e a proliferação e a especialização celular, ações estreitamente relacionadas com as células-tronco.
PROJETO: O futuro dos fármacos? Moléculas Bioativas em Diplópodes (Rhinocricus sp.)
Estudantes: Pedro Machado de Godoy / Colégio Rainha da Paz
De: São Paulo, SP
O estudo de peptídeos antimicrobianos, assim como das moléculas bioativas, vem ganhando popularidade já que estes podem ser os melhores substitutos para os antibióticos, além de fornecerem dados necessários para o entendimento do sistema imunológico desses animais. Este trabalho visa o melhor compreendimento do sistema imune de diplópodes.
SERGIPE
PROJETO: Produção de nanopartículas de Fosato Tricálcio Dopado com ferro para desenvolvimento de um novo filtro solar
Estudantes: Vitoria Karen Raimundo / Instituto Federal de Sergipe
De: Aracajú – SE
Diante do aumento de indivíduos com câncer de pele no mundo, este projeto tem como finalidade contribuir numa ação preventiva contra sua incidência, por meio da elaboração de um filtro solar com novo material que seja eficaz, já que a metade dos filtros solares fabricados no Brasil não é capaz de proteger a pele dos raios UV.
Foto: Jovens pesquisadores da Delegação Brasileira em 2012.
Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em http://newsroom.intel.com/community/pt_br.
Siga a Intel no Twitter: www.twitter.com/intelbrasil
Curta a Intel no Facebook: www.facebook.com/intelbrasil
Relações com a imprensa na Intel:
Fernando Ordones – Tel: (11) 3365-5814 – E-mail: fernando.ordones@intel.com
Equipe de atendimento da Intel na Burson-Marsteller:
Ana Carbonieri – Tel: (11) 3094-2240 – Ramal 2438 – Email: ana.carbonieri@bm.com
Danilo Valeta – Tel: (11) 3094-2251 – E-mail: danilo.valeta@bm.com
Diego Outa – Tel: (11) 3094-2240 – Ramal 2440 – E-mail: diego.outa@bm.com
Raquel Vitorino – Tel: (11) 3094-2252 – E-mail: raquel.vitorino@bm.com